Saiba como é o Natal na Irlanda


Abel Romero Romero

Na Irlanda, as pessoas celebram o Natal de forma parecida do Reino Unido e dos EUA. O Natal para os irlandeses, que são católicos, dura desde a véspera de Natal até a festa da “Epifania” em 6 de janeiro, que alguns irlandeses chamam de “Little Christmas”. A “Epifania” não é mais tão celebrada na Irlanda.

Há uma antiga tradição de que em algumas casas irlandesas (embora agora não muitas), as pessoas colocam uma vela alta e espessa da maior janela após o pôr do sol na véspera de Natal. A vela é deixada para queimar a noite toda e representa uma luz de acolhimento para Maria e José.

Em irlandês (ou gaélico) Natal é ‘Nollaig’, Papai Noel é conhecido como ‘San Nioclás’ (São Nicolau) ou ‘Daidí na Nollag’ (Pai Natal) e Feliz / Feliz Natal é ‘Nollaig Shona Dhuit’.

As crianças esperam que o Papai Noel visitem-nas na véspera de Natal e deixe presentes para elas. O dia depois do dia de Natal, o Dia de St. Stephen (conhecido como o Boxing Day no Reino Unido e em alguns outros países), também é muito importante na Irlanda. Como no Reino Unido, as partidas de futebol e as reuniões de corrida de cavalos são tradicionalmente realizadas no Dia de St. Stephen.

Uma tradição muito antiga é a Procissão de Wren Boys, que acontece no Dia de St. Stephen. Ainda ocorre em algumas cidades, incluindo Dingle, no condado de Kerry, no sudoeste da Irlanda.

Isso remonta aos tempos antigos, quando uma carriça (uma espécie de ave) real foi morta e carregada em um arbusto de azevinho. Algumas procissões ainda acontecem, mas nenhuma carriça é caçada ou usada. Existe uma lenda de uma pequena carriça, que andava no topo da cabeça de uma águia e se vangloriava de ter “voado mais alto que ela”. As carriças foram caçadas por muitos anos em toda a Europa nos tempos medievais.

A Festa da Epifania (6 de janeiro) também foi celebrada em algumas cidades da Irlanda como “Natal das Mulheres”. Tradicionalmente, as mulheres tiram o dia de folga e os homens fazem as tarefas domésticas e cozinham! Embora essa cultura já não seja tão presente, algumas mulheres ainda gostam de se reunir no domingo mais próximo da “Epifania”, tomar chá para fofocar e curtir suas companheiras!

Tradicionalmente, comida de Natal na Irlanda inclui um bolo redondo, cheio de sementes de alcaravia. É tradicionalmente feito para cada pessoa na casa. Atualmente é mais comum ter um bolo de Natal como os do Reino Unido, um bolo de frutas coberto com maçapão e decorado com glacê.

Incrível, não é mesmo? Ainda mais sabendo que tem muito brasileiro por lá estudando inglês.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *